LEF realiza curso de atualização das regras com instrutores da FCF

Aconteceu na noite de sexta-feira (01) e sábado (02) durante o dia, o curso de atualização das regras de futebol de campo 2019/20, organizada pela Liga Esportiva Fronteirista, com a presença dos instrutores da Federação Catarinense de Futebol. O evento contou com a presença de árbitros federados, não-federados, árbitros da LCHF de Chapecó e demais interessados em trabalhar com arbitragem.

Após o presidente da LEF Josemar Signor realizar a abertura, Cantucho João Setúbal – Analista de Campo e Instrutor FCF/CBF e membro de Comissão de Arbitragem da FCF – iniciou a noite de sexta-feira falando sobre o comportamento dos árbitros no seu âmbito pessoal e profissional, seus relacionamentos extra campo, redes sociais, preparação pré-jogo, durante o jogo e pós-jogo.

Falando sobre as atualizações das regras, Vayran da Silva Rosa – Instrutor CBF – deu prosseguimento na noite, palestrando sobre as alterações que aconteceram na metade do ano e que já estão valendo em todos os campeonatos em disputa, relatando motivos de alteração e o que cada mudança busca impactar no mundo do futebol.

No sábado, pela parte da manhã, foi realizado o trabalho prático no campo de jogo, sob a coordenação do professor Doutor Jomerson de Carvalho/UFSC. Após realizar um trabalho de aquecimento, os árbitros foram divididos em 03 grupos, um grupo ficou realizando trabalhos específicos para árbitros assistentes, outro sendo orientado sobre o trabalho e posicionamento dos árbitros e o terceiro grupo realizou trabalhos físicos direcionados ao melhoramento nas corridas frontais e laterais.

No sábado à tarde, esteve realizando a abertura Marco Antônio Martins – Diretor do Departamento de Arbitragem da FCF – detalhando sobre o trabalho realizado frente as escalas da arbitragem, o incentivo na formação de novos árbitros e a busca pela padronização do trabalho da arbitragem no âmbito estadual.

Para finalizar o curso, o instrutor Vayran repassou orientações e vídeos explicativos sobre faltas e incorreções, faltas táticas, entradas, impedimentos, situações de mão, trabalho em equipe e o comprometimento com os jogos em que o árbitro está escalado.

Para o encerramento foram realizados agradecimentos, primeiramente pela LEF para a FCF, pois foi de suma importância a presença de instrutores altamente qualificados para instruir os árbitros da Liga. Em seguida, os instrutores da FCF ressaltaram o interesse e o esforço da Liga na busca por um curso qualificado para os árbitros da região de São Miguel Do Oeste.

 

× Como posso te ajudar?