Bugre superou o Aliança nos pênaltis após vitória por 2 a 1 no tempo normal
Em um jogo com todos os ingredientes de uma grande decisão, o Guarani conquistou no último sábado, dia 20 de abril, o título de campeão regional sub-18 de 2019, contra o Aliança de São João do Oeste. A vitória no Estádio Padre Aurélio Canzi veio no tempo normal, por 2-1, e depois nos pênaltis, por 6-5. O Aliança defendia o título do ano passado.
Apesar da forte chuva que castigou São Miguel do Oeste desde às 14h, um ótimo público compareceu ao Padre Aurélio. O Aliança foi superior no primeiro tempo, criando algumas boas chances, em especial na bola aérea. A melhor oportunidade do Guarani foi aos 12 minutos, quando Livinalli bateu de dentro da área, a bola desviou na marcação e saiu à esquerda do gol.
O segundo tempo teve uma história totalmente diferente. Aos sete minutos, Almeida bateu de longe, e o goleiro Alisson defendeu. Aos 13, Cafuzinho bateu falta de longe, a bola passou por todo mundo, quicou, ganhou velocidade, e entrou no ângulo esquerdo: 1 a 0 Guarani. E o segundo gol veio logo na sequência. Aos 18, Almeida e Livinalli puxaram contra-ataque em altíssima velocidade, Almeida passou para Livinalli, que dominou e bateu na saída do goleiro: 2 a 0.
Aos 23, novamente funcionou o ataque bugrino. Livinalli entrou em velocidade pela ponta direita, driblou o marcador e bateu firme, Alisson fez grande defesa. Sempre perigoso na bola aérea, o Aliança diminuiu aos 25. Após falta cobrada na área, Luis Fernando tocou de cabeça: 2 a 1. Aos 36, Jeovane cabeceou com grande perigo, a bola saiu raspando o travessão. A decisão ia para os pênaltis.
Foi uma grande demonstração de competência dos cobradores. Vini, Cafuzinho, Jeovane e Livinalli fizeram na série inicial para o Guarani, enquanto Dudu parou em defesa de Alisson. Mas o Aliança também converteu quatro, com Felipe, Gaspar, Julio e Andrey e errou apenas uma, com Ruan. Nas cobranças extras, Almeida converteu para o Guarani. Mas o Aliança também acertou, com Jefinho. Aí foi a vez do goleiro Alisson bater, mas Roveda fez uma grande defesa. No duelo dos goleiros, Roveda bateu o seguinte e deu o título para o Guarani: 6 a 5 nos pênaltis.
Guarani 2(6) – 1(5) Aliança (SJ)
Campeonato Regional Sub-18 2019 – Final/volta
Padre Aurélio, SMOeste (SC) – sábado, 20 de abril de 2019 – 16h00
arbitragem: José Klein, com Fernando Rangel e Doacir Balbinott
amarelos: Ronaldo, Cafuzinho (G), Julio, Preuss e Jefinho (A)
vermelho: Baptista (G)
gols: Cafuzinho (G) aos 13, Livinalli (G) aos 18 e Luis Fernando (A) aos 25 minutos do segundo tempo
pênaltis: converteram Vini, Cafuzinho, Jeovane, Livinalli, Almeida, Roveda (G); Felipe, Gaspar, Julio, Andrey e Jefinho (A). Erraram: Dudu (G), Ruan e Alisson (A)
Guarani: Roveda; Moretto, Dudu, Vini e Kelvin; Cafuzinho, Ronaldo, Matheusinho (Pichetti, 36/2ºt), Livinalli e Almeida; e Jeovane. Téc.: Kunytio Ortiz
Aliança (SJ): Alisson; Lucas, Rodrigo, Luis Fernando e Ruan; Preuss, Julio, Felipe e Gaspar; Jefinho e Andrey. Téc.: Jair Mueller